BLOG PSI, feito por psicologas
O BLOG
PSI

Psicólogos(as) estabelecem parceria com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba

Atualizado: Jul 8

A parceria visa atender em forma de uma escuta especializada demandas advindas principalmente do Coronavírus. Psicólogos também podem se cadastrar via Ciclos!


Desde o mês de março de 2020 uma parceria entre o Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) do Governo Estadual da Paraíba em conjunto com o Centro Integrador Compartilhado em Saúde - Ciclos Coworking estão proporcionando a policiais militares, policiais civis e bombeiros militares escutas psicológicas no período de quarentena do Coronavírus.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde Ocupacional, Susicleide Carreiro, o serviço é importante visto que, ao contrário de outros profissionais, os agentes de segurança pública permanecem o trabalho e realizando atendimento ao público mesmo diante da pandemia.


Segundo Susicleide o NSO também está dando continuidade ao atendimento clínico-psicológico e plantão de escuta. A decisão foi tomada por conta aumento súbito da ansiedade, angústia, medo e estresse, durante a pandemia do Coronavírus, e o atendimento vai acontecer na modalidade online.


Além disso, policiais com formação em Psicologia também estão oferecendo serviço de escuta, em uma ação solidária”.


Ciclos de Escutas


O projeto denominado Ciclos de Escutas visa, devido ao atual cenário em que nos encontramos, dispor de Psicólogas(os) para realizarem escutas (on-line) breves à quem necessitar de apoio emocional por causas advindas, exclusivamente, do Corona Vírus (COVID-19) ou, até mesmo, a quem desejar esclarecimento de dúvidas sobre as questões desenvolvidas ao longo do isolamento social.


A escuta clínica na prática psicológica não se caracteriza como uma escuta comum, mas como um ouvir diferenciado, pois quem escuta e quem fala se abrem à experiência e produzem novos significados que favorecem novos modos de sentir, pensar e agir (Dourado, Macêdo & Lima, 2016).

Horários de escutas da NSO para os profissionais de Saúde e Segurança:


  • Segundas às sextas-feiras.

  • Por meio de um telefone celular.


Confira abaixo os dias e horários de atendimento pelos psicólogos do NSO:

  • Psicóloga Andreza Santana – CRP 13/8843.

Tel./cel.: (83) 99122-1185.

Segunda-feira de 8h às 11h e de 13h às 16h

Terça-feira de 8h às 11h e de 13h às 16h

  • Psicólogo Bruno Guimarães – CRP 13/8618.

Tel./cel.: (83) 99625-9277.

Segunda-feira de 8h às 11h, de 13h às 16h e de 19h às 21h

Terça-feira de 8h às 11h, de 13h às 16h e de 19h às 21h

  • Psicóloga Walberto Ulysses – CRP 13/4788.

Tel./cel.: (83) 98757-0023.

Terça-feira de 8h às 11h, de 13h às 16h e de 19h às 21h

Sexta-feira de 8h às 11h, de 13h às 16h e de 19h às 21h


  • Psicóloga Zaíra Martins – CRP 13/6822.

Tel./cel.: (83) 99659-7076.

Quarta-feira de de 8h às 11h e de 13h às 16h

Quinta-feira de de 8h às 11h e de 13h às 16h


Horários de atendimento pela Ciclos Coworking para os profissionais de Segurança e demais residentes do estado da Paraíba.


A escuta via Ciclos acontece por meio de acesso o endereço eletrônico www.cicloscwk.com. Conforme lista de profissionais disponíveis para o projeto Ciclos de Escutas, basta clicar na imagem do profissional que deseja no horário que ele esteja disponível.


-Por meio de chamada de vídeo ou áudio via aplicativo Whatsapp.

- Lembrando que os profissionais da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) do Governo Estadual da Paraíba têm prioridade nas escutas.


Cadastro de novos psicólogos


A ciclos também conta com um cadastro de profissionais de psicologia que desejam participar do projeto pelo link: https://www.cicloscwk.com/inscricaodevoluntarios, se ler e concordar com os termos, aguardar o contato para confirmação da sua aderência ao projeto.

Citações:


Dourado, A.M., Macêdo, S., & Lima, D. (2016). Experienciando a escuta clínica no estágio em psicologia: um estudo fenomenológico. Em A.A.S. Sampaio, & D.H.P. Espíndula.Pesquisa e prática em psicologia no sertão (pp. 471-495). Brasília: Instituto Walden 4. Recuperado em 12, dezembro, 2016 de <http://www.walden4.com.br/livrosw4/pdf/iw4_sampaio_espindula_1e_2016.pdf>   


Governo do Estado da paraiba (2020). Segurança firma parceria e amplia escuta psicológica para policiais e bombeiros durante pandemia do Coronavírus disponivel em: <https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-seguranca-e-defesa-social/noticias/seguranca-firma-parceria-e-amplia-escuta-psicologica-para-policiais-e-bombeiros-durante-pandemia-do-coronavirus>

LEIA MAIS!



DUVIDAS?


Compartilhe Boas Informações!
302 visualizações

Acesso exclusivo Comunidade Ciclos

Acesse pelo

celular!

Ciclos Coworking | Salas para Psicólogo | Psicologia Clinica | Psicoterapia | Telefone: 83996750508  | 2020

 Copyright 2020 - Ciclos Coworking. Orgulhosamente criado para Psicólogos. Todos os direitos reservados. 

  • Instagram - Ciclos Coworking
  • Facebook - Ciclos Coworking
  • Whatsapp - Ciclos Coworking

Acessos no Site