BLOG PSI, feito por psicologas
O BLOG
PSI

Plano de estilo de vida para a saúde mental positiva

Uma atitude importante que contribui com qualidade de vida e saúde mental é valorar as relações interpessoais e compreender que essas relações compõem o conceito de suporte social que por sua vez tem como base aspectos comuns como a existência de interações sociais e o objetivo de promover maior bem-estar. Podem ser uma relação bi-pessoal ou composta por grupos e comunidade.

Além disso, deve-se preocupar com a alimentação pois somos regulados por neurotransmissores, fisiologicamente falando, que por sua vez necessitam de um corpo nutrido para serem efetivos e conseguirem desempenhar suas funções adequadamente.


As atividades físicas são outra forma de contribuir para sua saúde mental uma vez que promovem a estimulação de hormônios e neurotransmissores, assim como as relações sociais no âmbito das atividades físicas, ao ar livre, ou de concentração nas academias de musculação.


Pra incrementar, aquele tempo disponível que você tem, visite uma casa de idosos e converse com eles, ouça suas histórias de vida, abrace-os. Ou faça algo com o que você se identifica. Sentir-se útil traz grande benefício aos outros e, obviamente, a você. Para ser bem efetivo e conseguir lograr êxito, faça uma programação mensal:



- Uma vez por semana ou a cada 15 dias você pode se dedicar a um voluntariado no seu bairro;

- Adote pequenas mudanças no seu comportamento: dedique 5 minutos por dia para fazer meditação, respiração diafragmática, principalmente se você é ansioso;



- Ouça músicas nos estilos que você gosta. A música proporciona uma espécie de catarse e encontro com nossos pensamentos mais profundos proporcionando elaborações;





- Faça caminhadas junto à natureza, cozinhe, escreva, assista a filmes, ou dance, ou qualquer coisa que seja significativo pra você. Ninguém melhor que você pra saber o que funciona pra você.

Essas “pequenas” coisas ajudam no arsenal de resiliência que nos preparam para passar por momentos difíceis. Minha mãe, por exemplo, é muito religiosa, e isso impediu que ela entrasse em depressão ou tristeza profunda depois que ficou viúva após 45 anos de casamento.


A fé, a espiritualidade são fatores de proteção bastante pesquisados nos grandes centros de psicologia positiva por estudiosos como Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva e tem apontado para a importância delas na vida das pessoas.




Escrito por: Betânia Andrade- Psicóloga clínica, especialista em Neuropsicologia, especializanda em distúrbios alimentares, cirurgia bariátrica





Acesso exclusivo Comunidade Ciclos

Acesse pelo

celular!

Ciclos Coworking | Salas para Psicólogo | Psicologia Clinica | Psicoterapia | Telefone: 83996750508  | 2020

 Copyright 2020 - Ciclos Coworking. Orgulhosamente criado para Psicólogos. Todos os direitos reservados. 

  • Instagram - Ciclos Coworking
  • Facebook - Ciclos Coworking
  • Whatsapp - Ciclos Coworking

Acessos no Site