BLOG PSI, feito por psicologas
O BLOG
PSI

4 Profissões essenciais para seu negócio!

Atualizado: Jun 20

A CONT+ Contabilidade, convidou alguns profissionais para falarem um pouco sobre as suas áreas de atuação, entre eles um Psicólogo da Comunidade Ciclos


1. Gestão Estratégica de Pessoas


A gestão de um negócio é uma atividade complexa que envolve, principalmente, a gestão de recursos humanos, financeiros e econômicos. Infelizmente muitas empresas fecham por falharem, de alguma forma, na gestão de algum desses recursos, inclusive na gestão de pessoas.

Imagem: Ricardo Silva, Psicólogo e pós-graduando em Design Thinking & Gestão de Pessoas
"A gestão de RH, nunca foi tão importante."

Recursos Humanos


Consideramos o recurso humano o seu cliente interno. É a partir desse recurso que você presta serviços, vende ou fabrica. As pessoas são a ponta de todo o processo produtivo de qualquer empresa e, por esse motivo, são essenciais.

Estamos vivendo um momento de crise. Milhares de pessoas estão sofrendo com os impactos da pandemia, mesmo aquelas que estão trabalhando em home office, precisam de atenção e cuidados por parte da empresa.


Pessoas, o recurso essencial


A importância do RH vai muito além dos processos administrativos, como contratações e demissões. O gestor de RH consegue desenhar planos de carreira, desafios de acordo com o perfil de cada colaborador, alinhado com as metas da empresa, e acompanhar o desenvolvimento do mesmo.


O colaborador deve se sentir valorizado e acolhido pela empresa, isso aumenta a produtividade e o bem estar do clima organizacional. Capacite seus gerentes e sua equipe, a saúde da sua empresa vai muito além da saúde financeira.


2. Assessoria Jurídica


Sabemos que hoje no Brasil há uma complexidade jurídica muito grande devido, principalmente, ao cenário de crise que estamos vivendo.

Um dos desafios que o empreendedor enfrenta todos os dias é justamente lidar com a falta de gestão jurídica no seu negócio.

Essa carência deixa milhares de empresas sujeitas ao risco de incorrer em faltas graves à legislação vigente, que podem causar danos irreparáveis ao seu patrimônio.

Imagem: Kamila Santos, Advogada, Consultora e Pós-graduanda em Direito Tributário.

Advocacia preventiva e estratégica


O advogado é o profissional que dará o suporte necessário para que sua empresa esteja sempre de acordo com as leis e normas jurídicas.


Orientar em relação aos dilemas jurídicos é apenas uma das funções do advogado corporativo. A gestão moderna dos departamentos jurídicos ganhou grande destaque estratégico nas organizações.


O advogado pode atuar, por exemplo, checando se há leis que interferem na venda ou fabricação de determinado produto ou se as atividades operacionais da sua empresa podem gerar riscos trabalhistas. Assim, agindo de forma estratégica, o advogado corporativo trabalha para evitar danos materiais causados por possíveis processos judiciais.


Como responsável pela gestão jurídica da empresa, ele irá contribuir com o planejamento jurídico na perspectiva da legislação tributária, poderá auxiliar em questões de direito de imagem, registros de patentes, traçar estratégias sobre questões trabalhistas e mitigação de riscos, processos administrativos tributários, questões do direito do consumidor, etc.


Dessa forma, o advogado é um profissional essencial para o negócio, seja trabalhando de forma estratégica na prevenção de riscos ou na busca pelas melhores práticas jurídicas que visem garantir continuidade e desenvolvimento sustentável ao seu negócio.


3. Assessoria de Marketing


Primeiro precisamos te dizer que o conceito de Marketing é amplo e possui várias ramificações para esclarecer seus princípios, funções e dimensões.

"[...] o profissional dessa área irá gerenciar a imagem, a marca e as estratégias para posicionar sua empresa de acordo com a visão, missão e valores da sua empresa.”
Imagem: Matheus Boaventura, produtor publicitário, designer gráfico e especialista em Gestão de Marketing Digital e Varejo.

Marketing estratégico: um caminho essencial para a imagem do seu negócio


De forma estratégica, também irá desenvolver e implementar ações que não se limitam apenas às demandas atuais, buscando atender desejos e necessidades futuras do mercado, pesquisa, monitoramento, publicidade, assessoria de imprensa e internet marketing.


O trabalho do profissional de Marketing e Publicidade vai desde a pesquisa, a discussão e a concepção do negócio até o relacionamento com o público, a venda e a fidelização. Isso é essencial, especialmente, em tempos de crise onde a sua marca precisa dos posicionamentos estratégicos corretos para se manter viva e bem avaliada pelos seus clientes. O Marketing e a Administração trabalham muito próximas, pois as duas áreas devem compartilhar os mesmos anseios e metas.


Dê especial atenção a gestão de suas redes sociais, aplicativos e ferramentas de suporte ao cliente. Muitas vezes, o único contato que o cliente tem com sua empresa é através da internet e isso deve ser levado a sério!


O profissional de Marketing é capacitado tecnicamente para gerir essa área da sua empresa. Lembre-se que as decisões tomadas aqui serão os pilares de toda as suas ações durante um longo intervalo de tempo e todas ações tomadas por sua empresa precisam ser tomadas de forma integrada com a imagem e objetivos do seu negócio.


4. Assessoria Contábil


O objetivo da contabilidade: zelar pelo patrimônio das entidades. Sim, entidades! Elas englobam empresas, entidades sem fins lucrativos, órgãos públicos. Todas elas têm patrimônio e, portanto, são objeto de trabalho do contador.

"O nosso trabalho vai muito além de processos administrativos, cálculos de impostos e geração de guias."

Diariamente, além de lidar com números, lidamos também com sonhos de milhares de empreendedores. Por isso, temos o maior cuidado do mundo com o sonho das pessoas.

Imagem: Daniel Jerônimo, contador, consultor e pós-graduando em Direito Tributário.

O que a contabilidade pode fazer pelo seu negócio?


Numa visão mais prática, o contador pode ser essencial para a sua empresa por vários motivos. O primeiro deles é que somos responsáveis por coletar, registrar e analisar todas as informações financeiras e econômicas que se passam no seu negócio e, a partir disso, gerar informações para você tomar a melhor decisão possível.


Além da questão financeira, somos nós que fazemos a gestão da folha de pagamento e encargos trabalhistas, sempre de acordo com as melhores práticas legais. Também somos responsáveis por planejar, sugerir e fazer toda a gestão tributária da sua empresa, dentro da legislação fiscal e tributária a fim de reduzir, ao máximo possível, os riscos jurídicos e pagamento de impostos de forma indevida.


Trabalho em parceria com a gestão da empresa


O contador não toma decisões por conta própria quando o assunto é gestão, pois todas as questões citadas aqui e que impactam financeiramente na empresa passam pelo crivo da gestão da entidade.


Assim, a contabilidade é o coração pulsante por onde passam todas informações da empresa. Podemos te dizer o nível de endividamento, os índices de liquidez, como está o seu fluxo de caixa, se está incorrendo em lucro ou prejuízo, qual o custo de cada produto que você vende... Para isso só precisamos de matéria prima que é a informação.



INFORMAÇÕES DOS AUTORES:


Ricardo Silva - PSICÓLOGO CRP:13/9381

Instagram @ricardosilva_psi

Contato: (83) 98615-0215


Kamila Santos - ADVOGADA OAB/PB -25.145

Instagram @kamilasantos.adv

Contato: (83) 98709-1533


Matheus Boaventura - PUBLICITÁRIO E DESIGN

Instagram @matheus_boaventura


Daniel Jerônimo - CONTADOR CRC/PB - 012504

Instagram @contmaispb

Contato: (83) 99320-2273


SAIBA MAIS!

Confira os vídeos desse projeto na íntegra no Instagram da @Contmaispb


Acesso exclusivo Comunidade Ciclos

Acesse pelo

celular!

Ciclos Coworking | Salas para Psicólogo | Psicologia Clinica | Psicoterapia | Telefone: 83996750508  | 2020

 Copyright 2020 - Ciclos Coworking. Orgulhosamente criado para Psicólogos. Todos os direitos reservados. 

  • Instagram - Ciclos Coworking
  • Facebook - Ciclos Coworking
  • Whatsapp - Ciclos Coworking

Acessos no Site